O NEOLIBERALISMO E O ESGOTAMENTO INDIVUAL

A PERPETUAÇÃO DO MODELO NEOLIBERAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

  • Lucas de Moura Alves Evangelista
  • Antônio José Saviani da Silva

Palavras-chave:

Classe média, Neoliberalismo, Políticas econômicas, Racionalidade

Resumo

A presente pesquisa analisou o neoliberalismo sustentado como uma racionalidade e um sistema normativo, conforme a proposta por Dardot e Laval, na sociedade brasileira nos anos de 2012 a 2022. Todavia, a análise não se delimitou apenas para os fatos históricos do referido período, mas também considerou todo o contexto do neoliberalismo e do desenvolvimentismo existente nas últimas décadas. Desta forma, por meio do método hipotético-dedutivo, como problema da pesquisa o seguinte questionamento: qual é o motivo para a permanência do sistema normativo neoliberal na sociedade brasileira? Testou-se a hipótese de que o neoliberalismo no Brasil, interpretado com base na ideia de Dardot e Laval, é enraizado na sociedade como algo comum e aceitável, tendo em vista dois mandatos presidenciais neoliberais após o Governo Dilma. Portanto, o objetivo geral da pesquisa consistiu em verificar o motivo da permanência do neoliberalismo no Brasil, bem como suas possíveis implicações na política, no direito e na economia. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa investigou a construção histórica do neoliberalismo no século XX e sua difusão no Brasil no mesmo período. Em sequência, analisou-se o perfil do trabalhador brasileiro na sociedade neoliberal, além da relação Estado-empresa com os políticos. Por fim, relacionaram-se os mandatos presidenciais entre 2012 e 2022 com as políticas econômicas.  Concluiu-se que o discurso atrativo, baseado em liberdades e a classe média são fatores de perpetuação desse modelo na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Lucas de Moura Alves Evangelista

Graduando em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Membro da linha de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Teorias Constitucionais e Políticas (CPOL-LAB).

Antônio José Saviani da Silva

Doutor em Função Social do Direito na Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e em Direito do trabalho e direito previdenciário pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC) em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Foi Coordenador da Graduação em Direito da UENP e, atualmente, é Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Jacarezinho.

Downloads

Publicado

2024-06-13