Sobre a Revista

FOCO

A Revista Jurídica da Faculdade de Santa Cruz é o periódico oficial da Faculdade de Santa Cruz (FASC) e tem como objetivo a publicação de artigos de pesquisas acadêmicas originais na área das Ciências Sociais Aplicadas (Direito) e as conexões interdisciplinares que permeiam a área jurídica, além da construção de saberes voltados para as práticas sociais, bem como a interação da Academia com a realidade social local. Além disso, importa destacar que a REJU oportuniza a publicação acadêmica original que tem como escopo pesquisas que envolvam perspectivas acerca dos Direitos e Garantias FundamentaisDemocracia e Constitucionalismo.

ESCOPO

Entende-se por direitos e Garantias Fundamentais, bem como Democracia e Constitucionalismo, as discussões a respeito das mudanças experimentas pelo Direito nas últimas décadas, especialmente influenciados pela Constituição Federal de 1988 e as garantias obtidas com essa. A centralidade da pessoa e sua dignidade, os microssistemas de proteção de sujeitos, a diversidade de categorias de sujeito vulneráveis que ensejam debate sobre as formas de proteção específica: consumidores, idosos, crianças, migrantes, gestantes,  pessoas portadoras de deficiência, minorias étnicas e religiosas. Debates acerca das noções relativas à democracia, a erosão democráticos, tipos e formas de governo democrático diagnósticos relativos à arquitetônica institucional democrática e seus poderes, história da democracia, bem como as teorias políticas e constitucionais, como o constitucionalismo político, os embates entre as instituições democráticas, a tensão entre democracia e constitucionalismo, constitucionalismo latino-americano e discussões correlatas.

A proposta da REJU é dar espaço para a identificação e discussão de novas vulnerabilidades buscando formas de integração na sociedade e novos formatos de proteção qualitativos condizentes com a civilidade edificada com a Constituição de 1988 e o regime democrático brasileiro.

A missão da REJU consiste em ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica, divulgando pesquisas, resenhas e ensaios de profissionais das áreas do Direito e afins, que contribuam com desenvolvimento científico.

É público alvo da REJU os docentes e discentes pesquisadores da área jurídica e áreas afins, que atuem na esfera nacional ou internacional.

Esclarece-se aos acadêmicos que somente serão aceitas submissões de artigos científicos, resenhas ou ensaios inéditos para publicação, desde que criadas pelo público alvo, e que atendam as normas de publicação.

Além do português, documentos escritos em inglês, espanhol, francês e italiano também poderão eventualmente ser aceitos.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

ARTIGOS

Compreende artigos científicos

Verificado Submissões abertas   Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas   Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS

Verificado Submissões abertas   Verificado Avaliado pelos pares

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Todos os documentos submetidos à publicação serão examinados pelo Conselho Editorial, de acordo com a pertinência do tema, a relevância científica, a problemática apontada, o rigor metodológico quanto ao conteúdo e à forma exigidos para trabalhos científicos (normas da ABNT), bem como os demais critérios previstos nas ‘Diretrizes para Autores’.

Após a obtenção de parecer favorável dos Editores, os trabalhos serão encaminhados para avaliação por meio do sistema double blind review. 

PERIODICIDADE

Publicação de 1 volume por ano, dividido em 2 números, um por semestre.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

TAXAS

Não são cobradas taxas para submissão ou para avaliação.