Sobre a Revista
FOCO
A Revista Jurídica da Faculdade de Santa Cruz é o periódico oficial da Faculdade de Santa Cruz (FASC) e tem como objetivo a publicação de artigos de pesquisas acadêmicas originais na área das Ciências Sociais Aplicadas (Direito) e as conexões interdisciplinares que permeiam a área jurídica, além da construção de saberes voltados para as práticas sociais, bem como a interação da Academia com a realidade social local. Além disso, importa destacar que a REJU oportuniza a publicação acadêmica original que tem como escopo pesquisas que envolvam perspectivas acerca dos Direitos e Garantias Fundamentais, Democracia e Constitucionalismo.
ESCOPO
Entende-se por direitos e Garantias Fundamentais, bem como Democracia e Constitucionalismo, as discussões a respeito das mudanças experimentas pelo Direito nas últimas décadas, especialmente influenciados pela Constituição Federal de 1988 e as garantias obtidas com essa. A centralidade da pessoa e sua dignidade, os microssistemas de proteção de sujeitos, a diversidade de categorias de sujeito vulneráveis que ensejam debate sobre as formas de proteção específica: consumidores, idosos, crianças, migrantes, gestantes, pessoas portadoras de deficiência, minorias étnicas e religiosas. Debates acerca das noções relativas à democracia, a erosão democráticos, tipos e formas de governo democrático diagnósticos relativos à arquitetônica institucional democrática e seus poderes, história da democracia, bem como as teorias políticas e constitucionais, como o constitucionalismo político, os embates entre as instituições democráticas, a tensão entre democracia e constitucionalismo, constitucionalismo latino-americano e discussões correlatas.
A proposta da REJU é dar espaço para a identificação e discussão de novas vulnerabilidades buscando formas de integração na sociedade e novos formatos de proteção qualitativos condizentes com a civilidade edificada com a Constituição de 1988 e o regime democrático brasileiro.
É público alvo da REJU os docentes e discentes pesquisadores da área jurídica e áreas afins, que atuem na esfera nacional ou internacional.
Esclarece-se aos acadêmicos que somente serão aceitas submissões de artigos científicos, resenhas ou ensaios inéditos para publicação, desde que criadas pelo público alvo, e que atendam as normas de publicação.
Além do português, documentos escritos em inglês, espanhol, francês e italiano também poderão eventualmente ser aceitos.
POLÍTICAS DE SEÇÃO
ARTIGOS
Compreende artigos científicos
Submissões abertas | Avaliado pelos pares |
RESENHAS
Submissões abertas | Avaliado pelos pares |
ENSAIOS
Submissões abertas | Avaliado pelos pares |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Todos os documentos submetidos à publicação serão examinados pelo Conselho Editorial, de acordo com a pertinência do tema, a relevância científica, a problemática apontada, o rigor metodológico quanto ao conteúdo e à forma exigidos para trabalhos científicos (normas da ABNT), bem como os demais critérios previstos nas ‘Diretrizes para Autores’.
Após a obtenção de parecer favorável dos Editores, os trabalhos serão encaminhados para avaliação por meio do sistema double blind review.
PERIODICIDADE
Publicação de 1 volume por ano, dividido em 2 números, um por semestre.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
TAXAS
Não são cobradas taxas para submissão ou para avaliação.