Resumo
Em Bourdieu, a escola é criação e veículo de propagação. Propagação de quê? A qual (is) escola (s) se presta sua análise? Para responder, ainda que não definitivamente, aos questionamentos propostos, serão apresentadas brevemente as concepções antigas e medievais de educação, a fim de distingui-las do modelo criado no XIX. Ademais, quanto ao tema em apreço, haverá considerações sobre a proximidade entre Bourdieu e autores como Weber e Foucault, destacando-se, desde já, que o objeto de análise do presente estudo consiste na compreensão dos conceitos bourdieunianos à luz do contexto social e educacional atual, sem, no entanto, desconsiderar as influências filosóficas, históricas ou mesmo sociológicas que o configuraram enquanto pensador e ator social.
Biografia do Autor
Milena Tarzia
Professora Universitária, Coordenadora do Curso de Direito da FASC/OAPEC, Doutoranda em História pela UNESP/Assis, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Advogada (Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá - UEM), Graduada em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduanda em História (UNIP). Parecerista da RBCCRIM, Parecerista da Editora Abril e Editora-chefe da REJU. É sócia da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, da ABHR - Associação Brasileira de História das Religiões e da ABAMO - Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental. É membro do NEAM - Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UNESP/Assis. Foi membro do Grupo de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP. Coordenou o grupo de estudos Existência, em São Paulo, e os grupos de estudos Nietzsche e Albert Camus, em Bauru -SP. Coordenou o Núcleo de Extensão Universitária (NEXTU) da FASC/OAPEC e o Grupo de Estudos em Filosofia do Direito (GEF), da Faculdade de Direito de Santa Cruz do Rio Pardo (OAPEC ENSINO SUPERIOR). Atualmente, pertence ao Corpo Docente da Faculdade de Direito de Santa Cruz do Rio Pardo (OAPEC ENSINO SUPERIOR).