MOMENTO DE CONSUMAÇÃO DO CRIME DE FURTO

UMA OFENSA AO PRINCÍPIO DA TAXATIVIDADE

Autores

  • Jovana Paula Cardoso da Silva
  • Homell Antonio Martins Pedroso

Palavras-chave:

Consumação, Furto, Princípio da taxatividade

Resumo

O presente estudo tem como finalidade elucidar o momento de consumação do delito de furto, já que a ambiguidade de entendimentos e interpretações sobre o assunto gera grande instabilidade jurídica. Devido a essa disparidade, casos semelhantes são subordinados a julgamentos diferentes. Os princípios contidos no ordenamento jurídico servem para garantir a segurança jurídica aos cidadãos e, para isso, devem ser cumpridos. Apesar de o Código Penal conter as regras necessárias para uma definição legal, alguns artigos vêm encabeçados por termos muito genéricos, o que dificulta um conceito preciso. Como forma de tentar solucionar esse problema hermenêutico, doutrinadores apresentam teorias e requisitos que tentam conduzir os diversos entendimentos a um único caminho.

Biografia do Autor

Jovana Paula Cardoso da Silva

Discente do 6º período do Curso de Direito da Faculdade de Administração de Santa Cruz do Rio Pardo- FASC, mantida pela Organização Aparecido Pimentel de Ensino e Cultura- OAPEC. Email: jovana_jo@hotmail.com.

Homell Antonio Martins Pedroso

Advogado. Professor Universitário na Faculdade de Administração de Santa Cruz do Rio Pardo - FASC. Mestre em ciências jurídicas no programa de pós-graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Especialista em Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Especialista em Processo Civil pela FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos (2006). Orientador da pesquisa. Email: hamp@adv.oabsp.org.br

Downloads

Publicado

2017-06-02

Edição

Seção

Artigos de alunos da FASC